15- Abril (segunda-feira): Tecidos Fundamentais (parênquima, colêquima e esclerênquima) - Características e ocorrência; tipos de parênquima.
10 - Abril (quarta-feira): Tecidos Fundamentais (Introdução); entendendo o sistema fundamental como constituínte do mesófilo foliar); esclrecimentos de dúvidas sobre a lista de exercícios e a porva escrita.
08 - Abril (segunda-feira): Abertura da aula com o vídeo Rainmaker (Yanni Live - The Concert Las Vegas). Esclarecimentos de dúvidas sobre a lista de exercícios. Discussão dos trabalhos produzidos no estudo dirigido sobre Epiderme.
03 - Abril - (quarta-feira): Estudo dirigido com discussão em grupo: Epiderme (origem e função - sprofundamento de estudo), características celulares (aprofundamento de estudo), classificação dos estômatos, mecanismos de abertura e fechamento estomático, apêndices epidérmicos, tricomas tectores e glandulares, células especializadas da epiderme. Produção de rabalhso (resumos e questionários).
01 - Abril (segunda-feira): horário trocado com a porfessora Valmira (Matemática), a fim de viabilizar as aulas práticas. Distribuição de lista de exercícios pelos email´s das turmas.
27- Março (quarta-feira):
Estudo da epiderme: características celulares (parede celular e estômtos)
25-Março (segunda-feira):
- Tecidos de formação (meristemáticos): estudo comparativo entre o ápice caulinar e radicular; exemplos com manejo de fruteiras;
- Tecidos de reverstimento do corpo primário (sistema dérmico): origem, funções, características celulares (parede celular, estômatos); exemplos com epiderme foliar, do caule e da raiz);
- Temas para análise e discussão da aula anterior: verificação em classe;
- Roteiro para preparação de "moldes/negativos" da epiderme foliar para estudo dos estômatos, a partir das espécies do Banco de Imagens de cada aluno.
20-Março (quarta-feira):
- Tecidos de formação; características do ápice caulinar; crescimento primário e secundário; exemplos com plantas monocotiledÕneas e dicotiledôneas;
- Temas para análise e discussão (ver anotações do caderno);
Aulas não ministradas: 12-Mar (quarta); 16-Março (sábado letivo correpondente a um dia de quarta-feira); 18-Março (segunda). Total: 06 aulas a serem repostas.
11- Março (segunda-feira): Aulas práticas (Lab. Microbiologia - Campus Petrolina): Vejam o roteiro entregue antes do início das aulas.
- Microscopia: identificação e funcionamento das partes do microscópio óptico (cuidados no manuseio e uso do aparelho);
- Técnicas de corte à mão-livre;
- Questões para resolução que devem constar no caderno de registros das aulas práticas.
06-Março (quarta-feira): O cloroplasto; discussão da lista de exercícios; histologia vegetal
- Introdução da aula com treho da música Luz do Sol (Caetano Veloso); estudo do cloroplasto; pigmentos foliares; relações com a fotossíntese;
- Histologia vegetal (início dos estudos);
- Discussão dos exercícios.
04-Março (segunda-feira): Lista de Exercícios:
- Microscopia (Parte 1) e sobre a parede celular e o vacúolo diante de um cenário de aquecimento do ar atmosférico e seca;
- Discussão do artigo científico que trata do papel do cálcio na parede celular.
02- Março/2013 - Sábado Letivo (correspondente a uma segunda-feira):
- Exercício sobre constituintes da célula vegetal (usamos uma ilustração retirada do livro Botany Illustrated para indicar as respectivas partes das células vegetais;
- Continuação do estudo da parede celular: por que é considerada uma estrutura dinâmica? Há estudos avançados a este respeito? O cálcio como constituínte inorgânido da parede celular e sua importância nas tecnologias pós-colheita de frutos (ver texto de apoio às aulas);
- Roteiro para elaboração de banco de imagens digitais (escolha da especie, planejamento fotográfico, utilização do banco de imagens).
27-Fev/2013 - Ferramentas para o Estudo das Células como Modelo Experimental com Plantas
- Microscopia óptica (acessem ao vídeo do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=tAicBJCU28s)
- Páginas 15 e 18 do livro A CÉLULA (Cooper e Hausman, 2007)
- Há texto de apoio no link deste blog. Trata-se de uma Tese de Doutorado sobre Arabdopsis thaliana.
- A biologia celular nos mostra que, células vegetais em meios de cultura, podem diferenciar-separa formar células especializadas e até regenerar plantas inteiras.
- Comparativo entre células animais e vegetais: estudos específicos da parede celular, dos plastídios e dos vacúolo. Nos estudos referentes às aulas de hoje, o foco é PAREDE CELULAR.
25-Fev/2013
Olá, turmas!
Já estão disponíveis, nos vossos email´s coletivos, os materiais das aulas desta segunda-feira.
Ótima semana a todos!
Amanhã teremos mais novidade nesta página.
20-Fev/2013
Aula Introdutória - 20 - Fevereiro/2013
1. Apresentação
2. Anatomia Vegetal: ramo da Botânica que estuda a estrutura interna dos organismos vegetais (Appezzato-da-Glóra e Carmello-Guerreiro, 2005).
3. Importância da Anatomia Vegeatal para as Ciências Agrárias:
É
de grande importância para os estudos das Ciências Agrárias,
notadamente para a Agronomia, os conhecimentos da Anatomia Vegetal.
No
ramos do Melhoramento Genético, estudos anatômicos permitem a
comparação das espécies quanto ao seu desempenho para aprdução de
forragem; na Fisiologia Vegetal, a eficiência das relações fote e dreno
("source-sink"), como resposta na melhoria da qualidade das uvas de
mesa, e na Silvicultura, em relação aos ídices de qualidade da madeira,
devido às características celulares dos tecidos.
4. Distinção entre as células animais e vegetais; importância que deve ser artribuída aos estudos da parede celular, do vacúolo e dos cloroplastos, devido aos possíveis impactos das alterações no clima global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário